A turma da 8ª organizou uma linda festa de HALLOWEEN.
Tiveram a colaboração especial de todos os professores.
Especialmente da profe Cláudia, de Inglês!
Halloween
Conhecido como “Dia das Bruxas”, teve sua origem nas festas pagãs entre a civilização celta, povo cuja cultura e religião dominaram grande parte da Europa durante muitos séculos. Quando os celtas ocuparam a Inglaterra e a Irlanda, eles acreditavam que na noite do dia 31 de outubro, véspera do início do inverno naquela região, maus espíritos rondavam a terra e pregavam peças nos seres humanos.
Vestindo-se de bruxos e fantasmas, os celtas imaginavam que, assim, estariam confundindo os maus espíritos. Eles acreditavam que naquela noite todas as passagens entre os mundos dos mortos e dos vivos eram abertas.
Halloween era por tudo isso, a noite dos magos e das feiticeiras. Para honrar e pedir proteção aos seres amados falecidos, faziam-se enormes quantidades de bolos e soul cakes (originado depois o trick or treat). A festa durava três dias. No segundo dia tinha início o ano do calendário céltico. O último (2 de novembro) era dedicado ao culto dos antepassados. Daí a origem do nome: All saints day eve, depois All hallows’eve, e, por fim, Halloween.
Séculos depois, os irlandeses acrescentaram à tradição grupos de pessoas fantasiando-se de monstros, bruxos e seres sobrenaturais e indo de casa em casa, pedindo alimentos para as festividades do Hallowenn. Batiam de porta em porta e diziam trick or treat (que significa algo como “Me dê um doce ou lhe fazemos uma travessura”).
O símbolo do Halloween é Jack-ó-lanterm. Jack é uma moranga ou abóbora, entalhada com cara de fantasma, com uma vela dentro para ficar iluminada. Usada para decorar os jardins e varandas das residências, sua função é afugentar os espíritos maus e demais seres sobrenaturais. Hoje em dia, o Halloween é uma festa muito esperada e comemorada principalmente pelos norte-americanos, que fazem festas e vestem-se de fantasmas, bruxas, etc. As crianças saem pelas ruas, batendo às portas das casas para pedir doces e balas. Muitas crianças fazem doações dos doces que recolhem para instituições filantrópicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário